Dona Luiza Holz


O Instituto de Tecnologia e Inovação Luzia Holz – ITILH é uma homenagem à Senhora Luzia Holz, mãe do Senhor Estevão Henrique Holz, Diretor Estratégico da empresa-mãe E&L Produções de Software Ltda.
Dona Luzia, como foi conhecida por todos, era uma mulher ativa. Envolvida nos movimentos sociais desde muito cedo.

Capixaba do município de Afonso Cláudio, no distrito de Serra Pelada, nasceu em 07 de outubro de 1942 e faleceu no dia 29 de outubro de 1990.

Fluente em pomerano e alemão trabalhou junto a comunidade de Serra Pelada em Afonso Cláudio, onde foi criada. Sendo tabeliã titular do cartório do distrito, participava ativamente da igreja, casamentos e nascimentos.

Na Alemanha trabalhou em um educandário de assistência social especializado em crianças com necessidades especiais.


Ao retornar ao Brasil veio residir em Domingos Martins, pois seu marido, Senhor Valdemar Holz foi encarregado de administrar a Fundação Hospitalar de Assistência Social de Domingos Martins – FHASDOMAR, ainda hoje o único hospital da região.

Sempre pronta a ajudar lá estava ela: cozinhando, cantando, conversando, lutando para condições de vida melhor para “seu” povo. Suas armas: amor, amor e amor.

Ela tratava a todos como velhos conhecidos. Sua simplicidade cativava a todos. Sua verdade estava estampada nos olhos emoldurada pelo sorriso com o qual recebia qualquer pessoa.

A Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas – OASE era outra paixão, além da família. Era no contato com as outras senhoras que ingredientes simples se transformavam em banquetes memoráveis. Que pequenos retalhos transformavam-se em peças de roupas a serem mais tarde doadas.


Quem a conheceu não a esquece. Aqueles que não tiveram essa oportunidade a respeitam depois que ouvem um pouquinho sobre ela.

Visitar sua casa era sinônimo de receber muita atenção! Era ávida por ouvir. A ingenuidade de suas perguntas era motivo de reflexões. Sempre via o lado bom das coisas. Não, ela não era otimista: simplesmente para ela não existia maldade nos seres humanos.

O ITILH tem a honra de lhe prestar essa homenagem. A determinação em fazer o bem sem olhar a quem de Dona Luzia Holz é a inspiração para o trabalho diário dessa Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP.

Dona Luzia, do céu, sorri a cada ação por nós desenvolvida!